top of page
Foto do escritorLoredana Kotinski

A tragédia não escolhe suas vítimas pelo poder aquisitivo




No mundo todo as mudanças climáticas têm provocado secas extremas, incêndios em florestas e vegetações, chuvas intensas e alagações, além de furacões e ciclones mais frequentes. Como resultado esses fenômenos vêm provocando deslocamentos de populações, desde moradores de mega mansões na Califórnia até moradores de casebres na Índia, por exemplo.

Os cientistas, como o brasileiro Carlos Nobre, em recentes entrevistas a veículos de comunicação no Brasil, avisam: vai ficar cada vez pior. Outros, como a pesquisadora Mercedes Bustamante, também em entrevistas para a imprensa, afirma que desmatamentos, como no Cerrado, têm contribuído para o aquecimento global. E isso, somado a outros fatores, podem provocar fenômenos climáticos mais intensos.

Em fevereiro deste ano, o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), alertava para uma crise econômica e climática, provocadas por mudanças climáticas. E previa que os fenômenos meteorológicos seriam mais intensos e frequentes, devido um maior aquecimento das águas do Oceano Pacífico, provocandosecas ou inundações extremas. E mais: previa que haveria seca na América Central, em parte da Ásia e na África. E tempestades e furacões no Pacífico Central, além de chuvas intensas na América do Sul.

Nesse cenário todos nós, seres vivos, somos igualados. Não importa o CPF, o CNPJ, o saldo da conta bancária, o nome da família. Mesmo os mais incrédulos na ciência estão sentindo ou assistindo a esse caos no RS. Nessa batalha do homem com a natureza que devolve o que lhe entregamos dia após dia, todos perdem.

Portanto, se olharmos para essa tragédia que o Rio Grande do Sul segue vivendo percebe-se que é preciso recalcular a rota e repensar de forma urgente as atividades industriais, a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e as ocupações urbanas. A solução? Planejar melhor cidades, moradias e criar planos de contingência moldados para esse novo “normal”. E é aí que entra uma consultoria como a nossa, da LLK Consulting, que descomplica a implantação de práticas de ESG seja na sua empresa ou na sua instituição.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page